Informatização Judicial no Brasil

3a Edição Proceso Eletrônico e Teoria Geral do Processo Eletrônico (Com DVD)


Processo Eletrônico e Teoria Geral do Processo Eletrônico chega à sua 3ª edição e já é considerada pelos estudiosos como uma obra indispensável para a compreensão da informatização judicial no Brasil.
O autor, desde 2002, através de pesquisas realizadas em centros acadêmicos, estuda o assunto, tendo acompanhado o processo legislativo referente à Lei nº 11.419, de 2006, bem como as ações diretas de inconstitucionalidade que foram propostas junto ao Supremo Tribunal Federal. Nesse livro, um estudo demonstra que as ações não têm qualquer legitimidade, até mesmo porque a informatização judicial é uma realidade.
A obra revoluciona, à medida que o autor trata da Teoria Geral do Processo Eletrônico; e na apresentação da Prof.ª Ada Pellegrini Grinover, ela afirma ser “assunto novo”, que está na ordem do dia, tratado de maneira clara, sem termos técnicos da informática que frequentemente resultam herméticos para os operadores do direito, obedecendo aos critérios científicos próprios da teoria geral do processo.
A obra, alimentada pelo objetivo de o processo eletrônico tornar-se uma nova alternativa na busca incessante da celeridade e da economia processuais, não só é pioneira no Brasil, mas também abre novos caminhos para a consolidação de uma disciplina processual aderente às exigências deste início de milênio. Certamente despertará curiosidade e interesse. E, como o autor deseja, servirá de estímulo para que outros estudos venham a lume, trazendo contribuições doutrinárias e incrementando a prática do processo eletrônico, além de ajudar na elaboração de leis mais perfeitas de que o Brasil tanto necessita. Mais um desafio para o processualista! Sem dúvida, indispensável para o processualista do novo milênio.